A missão oficial do Governo do Paraná a Lisboa para apresentar oportunidades de negócios teve também a missão de apresentar as credenciais do estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil para os portugueses. A missão coube ao secretário Marcio Nunes, titular da pasta do turismo. “Mostramos o Paraná inserido no coração da Grande Reserva da Mata Atlântica, com a cosmopolita metrópole Curitiba, mundialmente famosa por suas inovações urbanísticas, a poucos quilômetros da Floresta virgem”, disse Nunes. “Foz do Iguaçu é o destino mais conhecido na Europa, então queremos mostrar que há outras boas opções de destinos para se conhecer depois de visitar as Cataratas”, completou.
O Paraná Day reuniu empresários portugueses, representantes de startups, prefeitos e lideranças políticas e foi organizado pela Conexão de Negócios Paraná-Lisboa, Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa e Invest Paraná.
O governador apresentou o megapacote de concessões rodoviárias do Paraná, que espera investimentos de mais de R$ 50 bilhões nos próximos anos. Ratinho Junior lembrou que, na última sexta-feira (12), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o edital do primeiro lote de concessão, cujo leilão está marcado para o dia 25 de agosto na Bolsa de Valores. O lote inclui 473 milhas de rodovias entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais, com investimentos previstos de R$ 7,9 bilhões.
Dividido em seis lotes, o programa vai repassar à iniciativa privada, ao todo, 3,3 mil quilômetros de estradas estaduais e federais. O segundo também deve ir a leilão no próximo semestre, com 605 quilômetros de extensão. “Estamos preparando o maior projeto de concessões rodoviárias da América Latina, o que representa uma oportunidade para investidores do mundo inteiro. Só com os dois primeiros lotes, estamos falando de R$ 19 bilhões de investimentos, podendo chegar a R$ 55 bilhões em todos os trechos”, ressaltou Ratinho Junior.
“E é um pacote inovador, inédito no Brasil. Há três anos fiz uma proposta ao governo federal de fazer um projeto de concessão que une as estradas estaduais junto com as rodovias federais, o que chegou a esse grande programa, com 3,3 mil quilômetros no total”, explicou o governador. “Também invertemos a lógica do que normalmente acontece em concessões rodoviárias, para que os investimentos aconteçam nos primeiros anos de contrato, em benefício da população, do usuário e do setor produtivo paranaense”.
Ele também citou a Nova Ferroeste. O Paraná pretende viabilizar a construção de 1.567 quilômetros de ferrovias entre a região Sul e Centro-Oeste. Maior projeto férreo em andamento no Brasil, será o segundo maior corredor de grãos e contêineres refrigerados do País. A estimativa é de que 70% da carga que será transportada será para a exportação, melhorando a balança comercial do Estado e do País, além de gerar 300 mil empregos diretos e indiretos.