Eventos de venda interna têm se mostrado tão ou mais rentáveis do que eventos de venda disputada com foco em público externo.
No último dia 31 de maio, a SYX realizou com um dos seus clientes multinacionais uma das modalidades ainda pouco conhecidas e praticadas de venda disputada: a coleta de propostas para a base de colaboradores da empresa. Nesta modalidade a empresa abre a venda de ativos desmobilizados somente para seus funcionários e os itens seguem sua vida útil com pessoas ainda relacionadas com a companhia.
“ Esta é uma forma bem interessante de venda de ativos, pois mostra que a empresa valoriza o público interno e acredita no fortalecimento do patrimônio da comunidade próxima”, explica Regina Flandoli, diretora de operações da SYX.
Os números do evento foram muito interessantes também, colaborando para o atingimento das metas da empresa sem a necessidade de ampliar o público comprador com bases externas. “A empresa vendedora superou as expectativas de receita em mais de R$ 200 mil, algo sempre muito bem-vindo para qualquer empresa, ainda mais neste caso, colaborando para o aumento patrimonial dos colaboradores”, analisa Regina Flandoli.
No total, foram 31 veículos ofertados, com 1.161 funcionários habilitados para participar da disputa e 460 propostas recebidas. Foram em média 19 propostas por lote. Ao todo, 77,5% dos veículos receberam propostas, o que gerou em vendas a superação na expectativa de recuperação financeira da empresa.
Nos últimos meses, a SYX tem recebido mais solicitações de eventos privados, para públicos internos das empresas. “Este movimento tem sido mais frequente, o que mostra que muitas vezes a solução da venda de ativos está ‘dentro de casa’, além de valorizar e priorizar quem opera estes equipamentos no dia a dia. Todos saem ganhando com eventos deste tipo”, revela a diretora de operações da SYX. O modelo pode também pode ser aplicado para disputas em bases de fornecedores, clientes, parceiros, entre outras.
Sobre a empresa – A SYX foi fundada em 2012, como Central de Materiais, e é um centro de negócios que realiza a gestão de ativos e inservíveis de empresas, organizando e otimizando o processo de venda desses materiais. A jornada começa desde a avaliação até a entrega, proporcionando capital de giro e liberação de espaço, de forma sustentável e através de uma enorme base de compradores.
Em 2021 e 2022 conquistou o 3º lugar no ranking da categoria Cleantechs do Brasil pela 100 Open Startups, sendo em 2022 o 54º lugar no ranking geral. Também foi escolhida pela Endeavor para participar do Escale-up 2021 – Programa de Aceleração das Empresas que mais Crescem no Brasil. Em 2022, foi escolhida pela segunda vez consecutiva para receber o selo Cubo do Itaú e fazer parte do maior hub de inovação da América Latina.